JOÃO BORSCH
João Borsch foi o artista mais votado pelos portugueses no Festival da Canção 2024.
Tendo apresentado o tema “…Pelas Costuras”, o artista madeirense foi vencedor do voto do público, tendo atingido o segundo lugar na competição global. “…Pelas Costuras” foi uma das 10 canções mais virais do Spotify Portugal em Março 2024.
Borsch prepara-se para começar a desvendar o próximo álbum, previsto para 2025.
Artigo Expresso/Blitz: https://bit.ly/3x3bOdX
Impulsionado pela excentricidade e um ecletismo inabalável, o madeirense João Borsch escreve e produz canções que emanam tanto de revivalista como de megalómano, num pasodoble entre a sensibilidade pop e um entusiasmo inexorável de se reinventar e de se movimentar. Quando estas canções foram escritas, foram-no em bold.
No o seu disco de estreia 'Uma Noite Romântica com João Borsch', lançado em 2021, Borsch explora um encontro de géneros e atmosferas diagonalmente opostos, assinando sempre no rodapé desta mescla o seu cunho pessoal.
O multi-intrumentista natural do Funchal regressa às edições em 2023 com "É Só Harakiri, Baby", um álbum-musical que explora os vícios, as suas consequências, a introspecção e o medo paralisador de se ser vulnerável.
O disco continua a linha de ambição do artista, explorando os limites da sonoridade e ambientes pop, com saltos vertiginosos de género e estilo ao longo da tracklist e com um foco crescente na escultura tímbrica e ambiental. Nesse sentido e nesta linha artística, faria apenas sentido uma conclusão lógica: um disco conceptual, ou melhor, um musical de art pop, com uma narrativa e personagens definidas, irónico, folião, escandaloso e arrasador.
Já em 2024, Borsch participou no Festival da Canção com o tema "...Pelas Costuras", que o afirmou como uma das grandes revelações desta edição. Foi o artista em quem o público mais votou na final, tendo alcançado o segundo lugar na classificação geral.